domingo, 23 de setembro de 2012

À Meia-Noite Levarei Sua Alma - 1964

Sinopse: Zé do Caixão, coveiro de uma pequena cidade do interior, farto de presenciar a liturgia católica em funerais, decide gerar o filho perfeito, um ser superior livre da fraqueza provocada pelos sentimentos, pela ignorância e pela religião. Para tal, ele passa a torturar e matar diversas mulheres, em busca da fêmea à sua altura de seus planos. 

Direção:
José Mojica Marins


Elenco: José Mojica Marins
Magda Mei
Nivaldo de Lima
Mário Lima







Download:

OU
Completo no YouTube


Comentário:

          À Meia-Noite Levarei Sua Alma” não é o primeiro filme de José Mojica Marins, mas é o primeiro protagonizado pela sua mais famosa criação, o Zé do Caixão. O notável a respeito dessa obra é que trata-se talvez do primeiro horror tipicamente brasileiro. Ele é produto direto de nosso folclore, de nossas superstições, de nossas neuroses e, principalmente, de nosso sincretismo religioso. É um filme sobre o brasileiro que de manhã vai na missa, e à noite vai no terreiro de umbanda.

Ainda mais notável saber que Mojica fez esse filme com pouco conhecimento técnico, com uma equipe de amadores, com um roteiro improvisado e praticamente pelo preço de um salgado com caldo de cana - algo que surpreendentemente não se reflete no produto final. “Á Meia-Noite Levarei Sua Alma” foi capaz de criar um dos personagens mais famosos da cultura brasileira e de quebra, ainda gerar cenas genuinamente perturbadoras que ficarão marcadas para sempre nos anais do terror, como quando Zé come de forma selvagem um pedaço de carne enquanto gargalha em frente à uma procissão de sexta-feira santa. Um filme que nós, brasileiros, precisamos redescobrir e celebrar.

Um comentário:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.