sábado, 18 de agosto de 2012

Crimes Temporais (Los Cronocrímenes) - 2007


Sinopse: Ao observar a floresta que rodeia seu gramado, homem vê uma moça nua. Ele vai até o local e a encontra morta. Nesse momento, uma figura misteriosa o ataca (é, a do cartaz). O homem foge e se refugia em um laboratório nas redondezas. Lá, ele encontra uma máquina que acidentalmente o faz voltar uma hora no tempo, criando uma situação fora de controle.

Direção: Nacho Vigalondo

Elenco: Karra Elejalde
Candela Fernández
Bárbara Goenaga
Nacho Vigalondo
      

 




Download:  
 
 

 
Comentário: 

         Não há muito que dizer sobre o “Crimes Temporais”: bons filmes falam por eles próprios. Mérito do diretor e roteirista espanhol estreante nos longas Nacho Vigalondo, que conseguiu conceber um roteiro simples em seus elementos (apenas quatro personagens que interagem em três cenários diferentes), e complexo na sua estrutura (composta por três linhas temporais sobrepostas). Na verdade, a complexidade estrutural do roteiro é tão intrincada que pode-se dizer que nunca antes a questão do paradoxo (a viagem no tempo que anula sua própria causa), foi levada a um ponto tão extremo (feito talvez igualado apenas no regular e praticamente inacessível “Primer”, de 2004).
         Aqui entra também o ponto forte da direção: tendo em mãos uma história tão complexa, Vigalondo conduz o filme de forma econômica, dinâmica, bem-humorada e direta, potencializando a força do enredo. A verdade é que “Crimes Temporais” é uma pérola de valor raro no lamentável cenário do cinema dos anos 2000. É um filme feito com paixão e inventividade que desde já garante um lugar no panteão dos filmes de viagem no tempo. Uma obra para ser vista e lembrada com carinho.

3 comentários:

  1. Eu assisti o filme e concordo com você. O filme ficou muito bom, com poucos recursos os diretores fizeram milagre e transformaram isso num dos melhores filmes sobre viagem no tempo. Isso prova que não precisamos de altas tecnologias para fazermos bons filmes. Basta usar a nossa imaginação. ;)

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.