sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Vídeo de Benny (Benny's Video) - 1992

Sinopse: Benny é um adolescente obcecado por um vídeo caseiro que mostra um porco sendo morto em um abatedouro. Um dia, ele leva uma jovem para seu apartamento, a mata brutalmente e grava tudo com sua câmera. Até que um dia seus pais descobrem a fita.


Direção: Michael Haneke

Elenco: Arno Frisch
Angela Winkler
Ulrich Mühe
Ingrid Stassner







 

Download:

Magnet (Br-rip, 7,65Gb)

Legenda PT-BR 



Comentário:

       O austríaco Michael Haneke é provavelmente o cineasta cuja obra revela a visão de mundo mais sombria em todo o cinema contemporâneo. Para assistir a seus filmes é bom se cobrir com um cobertor de lã bem grosso: neles, o mundo é de uma frieza glacial. Todas as pessoas são distantes, fechadas, em constante repressão de sentimentos e emoções para sobreviverem em uma sociedade cinzenta, automatizada, asséptica e impessoal. A conclusão lógica desse mundo que perdeu sua humanidade é uma explosão brutal e sem sentido de violência. 
        E talvez nem isso revele o pouco de verdadeiramente humano que nos resta: Benny, aqui, comete um assassinato com a mesma indiferença que bebe um copo de água. A crítica de Haneke mira também a violência imagética: o fato de Benny ser fã de filmes de horror é diretamente responsável por suas ações ou a culpa cabe à sociedade fria, que só parece ter cor e emoção no cinema, tendo portanto um poder de influência maior do que, por exemplo, a família (vocês leitores assíduos, digam aí se já mataram alguém)? Seja como for, "O Vídeo de Benny" pode ser a representação do drama da existência pós-moderna, pode ser uma reflexão sobre o preço do progresso no primeiro mundo e de sua herança imperialista, pode ser um estudo da sociedade como um todo... ou pode ser mais uma esquisitice desses alemães que, como vocês sabem, não são um povo muito certo das ideias.

3 comentários:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.