quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alucinações do Passado (Jacob's Ladder) - 1990

Sinopse: Veterano da Guerra do Vietnã passa a sofrer alucinações pertubadoras relacionadas a um combate em que foi gravemente ferido. Ele descobre que outros combatentes envolvidos no episódio estão tendo os mesmos sintomas. Eles então decidem descobrir a verdade sobre o que realmente aconteceu aquele dia.

Direção:
Adrian Lyne

Elenco:
Tim Robbins
Elizabeth Peña
Danny Aiello
Jason Alexander
Eriq La Salle


 




Download:

Magnet (Br-rip, 1,77Gb)

Legendas PT-BR


Comentário:
É difícil falar sobre as qualidades de “Alucinações do Passado” sem entregar seu "final surpresa” manjado - ainda que nem o filme tente nos esconder a verdade. Independente dele, a espiral de paranoia em que o personagem de Tim Robbins (em atuação vigorosa, diga-se) se afunda é construída de forma cuidadosa e sufocante, com a atmosfera de um pesadelo. Se por um lado há um elemento espiritual explicito na trama, Lyne bebe também da fonte dos thrillers políticos setentista do auge da Era Nixon quando entra o elemento de filme-denúncia, focando em experimentos realizados pelo exército norte-americano durante a Guerra do Vietnã tanto em prisioneiros vietcongues quanto em seus próprios soldados. Não importa qual caminho o espectador queira seguir, o do drama existencial ou do filme de conspiração, “Alucinações do Passado” é um vencedor nos dois.

4 comentários:

  1. esse filme é sensacional! ainda mais que inspirou silent hill, outro pontoo positivo

    ResponderExcluir
  2. Realmente o filme é excelente...não só pelas referências que os comentários anteriores apontaram (e eu nem sabia de Lost) quanto pela alusão biblíca do título; e o roteirista, que estudou budismo tibetano, colocou elementos sobre o momento da morte que permeia todo o filme.
    Além de ter um erro crasso: quando o seu "massagista" pergunta se ele leu Meister Eckart (1260-1328), a legenda diz:_ "se ele leu o livro de anatomia".
    E quem reparou no Macauley Cookin novinho?
    Ainda guardo uma velha fita VHS mofada dele.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a opinião deste blog sobre o remake de 2019 desse filme citado acima; agora, o Jacob é um veterano da Guerra do Afeganistão.

    Será que esse filme, pela opinião dos espectadores que já viram esse remake, é totalmente melhor que a produção de 2019 ????

    Grato pelo retorno, tchau e até a próxima ... Adorei o blog, continuem assim !!!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.