quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Alucinações do Passado (Jacob's Ladder) - 1990

Sinopse: Veterano da Guerra do Vietnã passa a sofrer alucinações pertubadoras relacionadas a um combate em que foi gravemente ferido. Ele descobre que outros combatentes envolvidos no episódio estão tendo os mesmos sintomas. Eles então decidem descobrir a verdade sobre o que realmente aconteceu aquele dia.

Direção:
Adrian Lyne

Elenco:
Tim Robbins
Elizabeth Peña
Danny Aiello
Jason Alexander
Eriq La Salle


 


Download:

Torrent (AVI, 700 Mb):
Link Magnético

Links alternativos:
Pirate Bay
Isohunt

Legendas em Português - BR:
http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3667753/jacob-s-ladder-pb


Comentário:

         
É difícil falar sobre a qualidade de “Alucinações do Passado” sem entregar seu “final surpresa”, ainda que o filme nunca tente esconder a verdade por trás da paranóia do personagem de Tim Robbins (em atuação vigorosa, diga-se). Tanto não se esforça que essa verdade é dita em diversos momentos, da forma mais natural possível e, por isso mesmo, enganadora. E apesar da relevância espiritual (opa) dessa revelação, o universo quase lynchiniano cuidadosamente construído pelo diretor Adrian Lyne ainda abre espaço para uma interpretação completamente diferente, e igualmente relevante, em termos políticos. Apesar dos aspectos dramáticos e de estudo de personagem do roteiro, “Alucinações do Passado” pode ser visto, com igual impacto, como um filme-denúncia impressionante a respeito de experimentos realizados pelo exército norte-americano durante a Guerra do Vietnã (e, por tabela, em todas as guerras) tanto em prisioneiros vietcongues, quanto em seus próprios soldados. Não importa qual caminho o espectador queira seguir, o do drama existencial ou do filme de conspiração, “Alucinações do Passado” é um vencedor nos dois.

3 comentários:

  1. esse filme é sensacional! ainda mais que inspirou silent hill, outro pontoo positivo

    ResponderExcluir
  2. Realmente o filme é excelente...não só pelas referências que os comentários anteriores apontaram (e eu nem sabia de Lost) quanto pela alusão biblíca do título; e o roteirista, que estudou budismo tibetano, colocou elementos sobre o momento da morte que permeia todo o filme.
    Além de ter um erro crasso: quando o seu "massagista" pergunta se ele leu Meister Eckart (1260-1328), a legenda diz:_ "se ele leu o livro de anatomia".
    E quem reparou no Macauley Cookin novinho?
    Ainda guardo uma velha fita VHS mofada dele.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.