domingo, 19 de agosto de 2012

A Outra Face da Violência (Rolling Thunder) - 1977

Sinopse: Ao voltar do Vietnã, o Major Charles Rane é recebido como herói em sua cidade, sendo premiado por reconhecimento com um carro e uma maleta com moedas de prata. Mexicanos, próximos dali, ao saberem pela mídia, vão atrás do major para roubá-lo. Nesse processo, matam sua mulher, filho e danificam permanentemente sua mão direita. A sede por vingança é então enraizada.

Direção:
John Flynn

Elenco: William Devane
Tommy Lee Jones
Linda Haynes
Lawrason Driscoll




Download


TORRENT (700MB)>> BAIXAR

Legenda EXCLUSIVASSA>>  BAIXAR


Comentário: É difícil para "Rolling Thunder" sobreviver em um mundo onde existe "Taxi Driver". Há quem ouse compará-los ainda assim, mas a verdade é que, dramaticamente "Rolling Thunder" só possui alguma profundidade quando copia as melhores ideias de "Taxi Driver" (e não adianta nem querer disfarçar teu personagem de capitão gancho Schrader, tu copiou sim o próprio roteiro, safado), e também porque se beneficia do clima carregado marcante do cinema americano da década de 70, com a atmosfera depressiva pós-guerra e a reflexão a respeito da violência inerente à sociedade. Mas fora isso, quando tenta mostrar seu verdadeiro diferencial, falta a sutileza do filme de Scorsese, e falta a maturidade de outras obras marcantes que discutiram os mesmos temas. O que resta a "Rolling Thunder" é o "exploitation", e nessa área pode ser que realmente se destaque. Sem a intenção de isso soar pejorativo,  apenas um aviso a quem espera encontrar um drama denso, o que o filme não é.
Entrando na discussão do subestimado/superestimado, diria que o filme possui o reconhecimento merecido, há seu grupo de admiradores, mas sua obscuridade nada mais é que o reflexo de sua inferioridade diante de um período tão prolífico do cinema.  Por outro lado, é um apanhado de tudo de melhor da década de 70; Temos vingança como tema,  exploitation como subgênero, o trauma da Guerra do Vietnã, as atuações sóbrias (destaque para William Devane), a violência como culpa e redenção, e acima de tudo um cinema visceral - mesmo que não tão incisivo quanto outros filmes da Nova Hollywood.
Enfim, "Rolling Thunder" pode ter suas falhas,  mas como filme de vingança, tem seu valor, sem comentar o clímax simplesmente do CARALHO, digno de Sam Peckinpah. E ok, talvez lá no fundo podemos dizer que é o "Taxi Driver" dos pobres, mas bem lá no fundo e bem pobre.

Tarantino Recomenda.

8 comentários:

  1. Puta filmasso, valeu mesmo, aS legendas estão ótimas.

    ResponderExcluir
  2. As legendas estão sincronizadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu amigo aqui é blog de qualidade, quando a coisa ruim a gente avisa na postagem.

      Excluir
  3. Valeu! O filme está ótimo, e as legendas estão ótimas!

    ResponderExcluir
  4. Palmas para o comentário sobre o filme, principalmente acerca das comparações que ele recebeu e recebe ainda hoje com o Taxi Driver. Concordo plenamente. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. ele me lembra o Justiceiro mas deve ser bem mais pertubado...Marcos Punch.

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.