Sinopse: Mulher
estéril recebe de seu marido um bebê esculpido a partir de um tronco de árvore.
Com o passar do tempo, a escultura ganha vida e adquire um apetite insaciável,
forçando os pais a tomarem medidas drásticas.
Direção: Jan Švankmajer
Elenco: Veronika
Zilková
Jan
Hartl
Jaroslava
Kretschmerová
Pavel
Nový
Kristina Adamcová
Download:
Legendas PT-BR já inclusas.
Comentário:
A filmografia do surrealista tcheco Jan Švankmajer, famoso por sua mistura de diversas técnicas de animação com live-action, está intimamente ligada à história do seu país. Sua provável obra-prima, “Alice”,
por exemplo, insere livremente a história clássica Carroll dentro de
um apartamento fechado e em
ruínas, onde a jovem Alice
cresce a ponto de ser esmagada pelos limites dos cômodos; uma imagem síntese da Checoslováquia sob a cortina de ferro (que saudade).
Do
período pós-Guerra Fria, talvez este “Otesanek”
seja a obra mais expressiva do cineasta. Se em “Alice” Švankmajer mostrava a juventude tcheca como uma criança que
estava crescendo além dos limites impostos pelo regime soviético, em "Otesanek", essa geração, agora adulta, é simbolizada através de um
casal consumista desenfreado que acaba por gerar um monstro insaciável e
imortal. É a ânsia do recém "liberto' povo tcheco, privado das comodidades do ocidente por tantas décadas (Švankmajer parece ter percebido logo que "liberdade" é outra expressão para "consumo" e nada mais) representada pelo pequeno Ótik:
a criatura esculpida em madeira que deve substituir o filho que a estéril
Bozena nunca poderá ter. Ao criar vida, Ótik a princípio consome apenas o
necessário para sobreviver. Aos poucos, porém, adquire um apetite que só é
saciado através de carne humana. Nesse
sentido, a horror de Švankmajer funciona além de qualquer alegoria política. Todos os residentes do condomínio onde mora Ótik tornam-se vítimas em
potencial; com exceção de Alzbetka, a criança que, antes de qualquer adulto,
compreende o que está ocorrendo ao seu redor e antevê o trágico desfecho de forma absolutamente impotente.
Com uma direção surpreendentemente contida para os padrões de Švankmajer (breves animações aqui e ali apenas), que
potencializa os momentos de terror, “Otesanek” é um daqueles filmes que
funcionam em diversos níveis. Pode ser uma grande metáfora para a realidade
social da República Tcheca, ou pode ser só um excelente filme sobre um bebê mutante canibal.
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