sábado, 25 de agosto de 2012

Otesanek - 2000


Sinopse: Mulher estéril recebe de seu marido um bebê esculpido a partir de um tronco de árvore. Com o passar do tempo, a escultura ganha vida e adquire um apetite insaciável, forçando os pais a tomarem medidas drásticas.

Direção: Jan Švankmajer

Elenco: Veronika Zilková
Jan Hartl
Jaroslava Kretschmerová 
Pavel Nový
Kristina Adamcová






Download: 
 
Legendas PT-BR já inclusas.


Comentário:
  
       A filmografia do surrealista tcheco Jan Švankmajer, famoso por sua mistura de diversas técnicas de animação com live-action, está intimamente ligada à história do seu país. Sua provável obra-prima, “Alice”, por exemplo, insere livremente a história clássica Carroll dentro de um apartamento fechado e em ruínas, onde a jovem Alice cresce a ponto de ser esmagada pelos limites dos cômodos; uma imagem síntese da Checoslováquia sob a cortina de ferro (que saudade).  
 
    Do período pós-Guerra Fria, talvez este “Otesanek” seja a obra mais expressiva do cineasta. Se em “Alice” Švankmajer mostrava a juventude tcheca como uma criança que estava crescendo além dos limites impostos pelo regime soviético, em "Otesanek", essa geração, agora adulta, é simbolizada através de um casal consumista desenfreado que acaba por gerar um monstro insaciável e imortal. É a ânsia do recém "liberto' povo tcheco, privado das comodidades do ocidente por tantas décadas (Švankmajer parece ter percebido logo que "liberdade" é outra expressão para "consumo" e nada mais) representada pelo pequeno Ótik: a criatura esculpida em madeira que deve substituir o filho que a estéril Bozena nunca poderá ter. Ao criar vida, Ótik a princípio consome apenas o necessário para sobreviver. Aos poucos, porém, adquire um apetite que só é saciado através de carne humana. Nesse sentido, a horror de Švankmajer funciona além de qualquer alegoria política. Todos os residentes do condomínio onde mora Ótik tornam-se vítimas em potencial; com exceção de Alzbetka, a criança que, antes de qualquer adulto, compreende o que está ocorrendo ao seu redor e antevê o trágico desfecho de forma absolutamente impotente.
 
    Com uma direção surpreendentemente contida para os padrões de Švankmajer (breves animações aqui e ali apenas), que potencializa os momentos de terror, Otesanek”  é um daqueles filmes que funcionam em diversos níveis. Pode ser uma grande metáfora para a realidade social da República Tcheca, ou pode ser só um excelente filme sobre um bebê mutante canibal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.