sábado, 19 de fevereiro de 2022

Crime no Carro Dormitório (Compartiment Tueurs) - 1965

Sinopse: Trem chega à Paris com uma passageira morta no vagão dormitório. Enquanto o metódico inspetor Graziani começa as investigações, todos os outros passageiros do compartimento começam a morrer, um a um, de formas brutais e desconexas. Os dois últimos passageiros vivos precisam juntar forças e revelar o assassino antes que se tornem, eles próprios, as próximas vítimas.

Direção: Costa-Gavras

Elenco: Catherine Allégret    
Michel Piccoli    
Pascale Roberts    
Yves Montand            
Charles Denner    
Jean-Louis Trintignant 
 


Download:


 
OU
 
 

Comentário:
 
    Espetacular estreia do Costa-Gravas (talvez um dos melhores debuts de todo os tempos), onde ele já demonstra total domínio de seu estilo videoclíptico, que depois viria a ser usado em sua sequência de obras-primas políticas (assistam Z porra). Aqui, contudo, toda potência narrativa é colocada a serviço do que seria, nas mãos de outrem, um whodunnit do mais pedestres, mas que aqui transcende. É um suspense eletrizante, envolvente e frenético repleto de astros no seu auge (o Yves Montand é sempre um alento para os olhos apesar de eu ser muito hétero).  

    O leitor calejado e miserável do blog certamente está habituado às reviravoltas esdrúxulas e sem sentido das italianagens, então sei que boa parte de você torcerá o nariz para o mistério aqui, já que ele é construído de forma tão enigmática que fica cada vez mais evidente que um desfecho minimamente lógico é impossível. Pois podem ficar tranquilos, é tudo perfeitamente coerente e engenhoso, do primeiro ao último minuto. "Crime no Carro Dormitório" é, perdoem o linguajar, um filmaço do caralho.

 

2 comentários:

  1. Parece ser um puta filme legal, baixando para conferir
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diz aí o que achou depois. eu acho um daqueles casos fortuitos onde estilo e conteúdo se elevam mutuamente.

      Excluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.