sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Catástrofe Nuclear (Threads) - 1984

Sinopse: O holocausto atômico da perspectiva de uma cidade industrial nos subúrbios da Inglaterra. Vai achando que é pouco...


Diração: Mick Jackson


Elenco: Karen Meagher    
Reece Dinsdale
David Brierly    
Rita May    
Nicholas Lane

 

 

 

 

Download:

Magnet (Br-rip, 2,24Gb)

Legenda PT-BR 

 

Comentário:

     Eu, como redator desse blog, achei que nessa busca incessante pelo que há de mais doentio, depravado e intragável nos confins da história do cinema tinha visto de tudo, mas nada poderia me preparar para a experiência de assistir "Threads". Produzido pela BBC (e se não fossem os planos fechados e quadradões, você jamais imaginaria que é feito para TV), é uma espécie de exercício especulativo sobre o que aconteceria, longe das metrópoles, caso houvesse uma escalada fatal nas tensões nucleares na Guerra Fria. O primeiro ato, com muita calma, estabelece um bairro classe operária nos subúrbios industriais ingleses, seus habitantes e fragmentos de noticiários que vão dando conta da política internacional. Essa parte pode parecer arrastada para alguns, mas é fundamental porque, no seu tom semi-documental, quase neorrealista, conquista credibilidade para mostrar suas cartas adiante...

    O recente "Don't Look Up", escrito antes da pandemia, errou consideravelmente nas previsões quando o assunto é a reação do populacho à crises globais. "Threads" acerta em cheio. As opiniões controversas e as prateleiras de papel higiênico vazias nos mercados, quando um ataque nuclear parece iminente, são imagens que ressoarão forte no espectador de 2022. Esse mal estar involuntário é um aperitivo do que está por vir. Com amplo respaldo científico, o que segue é uma representação, nos mínimos detalhes, de como exatamente seria esse cenário - feito em uma época onde isso parecia efetivamente inevitável. De forma totalmente sóbria, distanciada, livre de sentimentalismo barato, vemos uma sociedade se reduzir a seu nível mais bárbaro e brutalizado numa lentidão dolorosa. Primeiro os efeitos imediatos (a destruição, os feridos), adiante os efeitos da radiação, a quebra das cadeias de fornecimento, o fim da ordem estabelecida, e assim vamos, gerações adiante nesse possível apocalipse, onde o mais aterrorizante acaba sendo não o fim da humanidade, mas sim a sua continuidade.

    Há quem queira em definir "Threads" como uma ficção-científica - e esses não tem a menor ideia de nada. O grande Kurt Vonnegut disse certa feita que os críticos insistiam em classifica-lo como um autor de gênero apenas porque ele "não ignorava os avanços tecnológicos como os vitorianos ignoravam o sexo", e essa é a chave para compreender a lição cuidadosa de Mick Jackson. Esses cenário pode até não se concretizar (nunca dá pra descartar nada), mas se fosse pra ser, é assim que seria. É a realidade nua, crua e documental de um futuro que não aconteceu, apenas. 

    "Threads" poderia ser apenas um cautionary tale (e não deixa de ser, também) mas é tão agressivamente perturbador, indigesto, aterrorizante e deprimente que está num seleto panteão de filmes que não são considerados "chocantes" gratuitamente, lado a lado, por exemplo, do soviético "Vá e Veja". Claro que não quero comparar com aquele em méritos técnicos e artísticos ("Threads" está longe de ser perfeito enquanto cinema), mas sim no mérito da experiência de assisti-lo ser um trauma, uma FACADA NO FÍGADO (marca registrada), certamente mais desesperador e violento que 90% dos filmes nesse blog. No meu mundo ideal, é isso que passariam nas escolas para as crianças (junto com o Ilha das Flores).

Um comentário:

  1. Filme excelente e angustiante!! uma visão fria de uma hecatombe nuclear!! necessário ser visto por todos!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.