segunda-feira, 26 de setembro de 2022

The Seventh Curse (Yuan Zhen-Xia yu Wei Si-Li) - 1986

Sinopse: Durante expedição nas selvas da Tailândia em busca de uma erva que poderia curar a AIDS, o heroico Dr. Yuan se depara com uma tribo isolada cujo xamã maligno está prestes a sacrificar uma virgem. Ele salva a jovem, mas no processo é amaldiçoado. Um ano depois, a maldição começa a se manifestar, e para sobreviver ele precisa juntar seus amigos e retornar à selva, em um embate derradeiro com o xamã.

Direção: Ngai Choi Lam

Elenco: Chow Yun-Fat
Siu-Ho Chin
Maggie Cheung
Ken Boyle
Hung Chen




Download:
 
 
OU
 
 
 
Obs: Já existe uma legenda em português para esse filme, mas trata-se de uma tradução da versão americana - dublada e severamente mutilada para agradar os conservadores filhos da puta e tudo mais. Essa é a primeira tradução para a versão chinesa sem cortes, com dez minutos a mais de pura nojeira. 


Comentário: Do diretor do "História de Ricky" (e muitas outras bostas), "The Seventh Curse" encapsula perfeitamente todo o clima aventuresco da Sessão da Tarde oitentista, mas da perspectiva asiática. Ou seja, cheio de elementos grotescos e perturbadores - porém sem jamais perder a inocência. Copia descaradamente elementos de diversos sucessos hollywoodianos (mais notadamente, "Indiana Jones", de onde roubou a cena da bola rolando na caverna sem a menor cerimônia), e talvez por tentar competir com os americanos, se distancia de diversas outras bizarrices de Hong Kong ao ser genuinamente divertido e coerente na sua estrutura e lógica interna. Os personagens são todos simpáticos, as cenas de ação são inventivas e empolgantes e, ao menos no que diz respeito à ambientação, é supreendentemente bem trabalhado, disfarçando com sucesso o orçamento precário. 
    Claro que a graça tem a ver com tudo aquilo que os chineses conseguem fazer - graças ao seu sistema de classificação etária onde filmes pornôs e de ação eram avaliados no mesmo patamar - com as quais os americanos jamais se safariam. Ou seja, é o "Indiana Jones" mas cheio de nudez gratuita, violência brutal e nojeiras asquerosas (e se algum filme do Indy terminasse com um feto malígno dando porrada no alien, que é uma coisa que acontece aqui). Por exemplo, quando os personagens na selva caem nas armadilhas, é mostrada a consequência física dela nos mínimos detalhes (em uma cena memorável uma pessoa simplesmente é repartida ao meio), ao invés da câmera cortar para a reação assustada de seus protagonistas para fugir do explícito. Noutro momento, a sidekick (Maggie Cheung, como um alívio cômico engraçado de fato, pra variar) faz mais uma trapalhada - que ao invés de risos resulta em um inocente tendo sua cabeça dilacerada por um tiro, sem que isso jamais pese contra ela narrativamente. 
    "The Seventh Curse" encontra um equilíbrio perfeito entre os maniqueísmos ocidentais e o asqueroso do cinema asiático em uma aventura que empolga de forma genuína (e dura só 1h20!). A coisa toda é tão simpática que eu definitivamente gostaria de ver toda uma franquia derivada do Dr. Yuan e seu amigo fumador de cachimbo enfrentando novos vilões - apesar de já haver uma sequência que não repete elenco, roteiristas e direção e que definitivamente é um lixo.

    Em uma nota separada - que não se aplica exclusivamente à esse filme - amo o logo da Golden Harvest e ele sempre me deixa com a alma quentinha.

3 comentários:

  1. Olá bom dia, poderia reupar o link do torrente desse filme, não está baixando. a legenda tá ok, agradeceria muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi, esse link direto é muito grande e demora uma eternidade. Será possível reupar o link do torrente. Grata Site nota mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá minha querida. então, o problema é que eu fiz a legenda especificamente para a versão chinesa, sem cortes. aparentemente, o único arquivo em torrent disponível na internet estava no falido rarbg, e eu jamais achei outro disponível para a mesma versão. o único arquivo compatível com a nossa legenda é esse do link direto infelizmente, mas se um dia eu estiver sem preguiça eu tento baixar e crio um torrent nosso.

      Excluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.