quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Canibais do Apocalipse (Apocalypse Domani) - 1980

AKA Cannibal Apocalypse
AKA Invasion of the Flesh Hunters
AKA Cannibals in the Streets 
 
Sinopse: Forçados a se alimentar de carne humana quando prisioneiros no Vietnã, soldados americanos voltam para casa com dificuldades para deixar o exótico cardápio para trás.
 
Direção: Antonio Margheriti
 
Elenco: John Saxon
Elizabeth Turner
Giovanni Lombardo Radice
Tony King
Wallace Wilkinson

 
 
 
Download:
 
 
OBS: Sim sim tá enorme o tamanho pro leitor com interner discada do Bol, mas além de ser o único arquivo com seeds, a imagem está cristalina, perfeita para ver a carnificina nos mínimos detalhes.
 
 
 
Comentário: Nos primeiros cinco minutos disso aqui, um cachorro-bomba se explode e uma menina é incinerada até a morte para ser então prontamente devorada por dois canibais (que, naturalmente, começam o banquete pelos seios) - tudo conduzido por aquelas trilhas com sintetizador de fundo de garagem que a gente tanto gosta e tenta imitar. Tendo a trama em mente, é fácil cair na tentação de pensar que trata-se de uma alegoria sobre a guerra e seus traumas, na mesma medida que o primeiro "Rambo" é, por exemplo, mas se existe algum significado nesse sentido ele é completamente acidental. "Cannibal Apocalypse" (ou qualquer um dos outros duzentos títulos) é o mais puro exploitation italiano, pegando carona nas primeiras obras da Nova Hollywood sobre a Guerra do Vietnã como desculpa para um festival gloriosamente estúpido de barbaridades. A certa altura inclusive o filme abandona suas rasas pretensões para despirocar de vez e se assumir como um mal disfarçado filme de zumbi pós-apocalíptico (para nossa alegria).

    O ritmo é frenético, o gore é de respeito, os personagens secundários são divertidos, o clímax nos esgotos põe "O Terceiro Homem" pra comer capim, tem um personagem que se chama Charles Bukowski (e se você já não ia muito com a cara do poeta, agora não vai mais aguentar ouvir o nome dele) e o plot twist final é de uma obviedade dolorosa. Ou seja, tirando pelo cachorro que explode, há algo aqui para agradar toda a família. Mesmo sem jamais ter sequer sido indicado ao Oscar, Margheriti deixa Cimino no chinelo, pois aqui transmite os mesmos sentimentos de seu "Franco Atirador", mas na exata metade da duração e com o exato dobro de peitões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.