sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Estranho Poder de Matar (The Shout) - 1978

Sinopse: Durante um jogo de críquete num sanatório, o paciente Crossley (Alan Bates) relata uma estranha história sobre o profissional de som Anthony Fielding (John Hurt) e sua esposa (Susannah York). Crossley teria vivido certa época com os aborígenes australianos, onde aprendeu magia, e a utiliza para dominar a esposa de Anthony. Entre suas habilidades há um grito fatal, que tem o poder de matar qualquer um que esteja ao alcance de sua voz.

Direção: Jerzy Skolimowski

Elenco: Alan Bates
John Hurt
Susannah York





Download:




Comentário: Há quem diga que The Shout é ame ou odeie. Não concordo. Acho que é mais indicativo do que subjetivo. No caso, só pessoas burras não apreciam uma das obras mais injustiçadas do cinema. Inquietante o tempo todo, o tom é de um pesadelo, daqueles de dar joelhada nas costas da esposa e resmungar em posição fetal enquanto dorme (não que o leitor virgem vá saber o que é isso, então dá sim pra adaptar para "joelhada nas costas da mãe enquanto dorme com ela"). 

Imagine o Kubrick dirigindo um filme de baixo orçamento roteirizado pelo Lynch. A figura do Crossley, o antagonista, fascina. Em outras palavras, o filme trata de um talarico que após aprender magia com aborígenes australianos decide testar seus truques de sedução com esposas de caipiras britânicos. Mas o feiticeiro na verdade aqui é o Skolimowski, que harmoniza som e imagem de maneira indubitavelmente consciente, desconcertante e hipnótico. A cena do grito é convincente e aterrorizante, por exemplo. A partir daí o filme vai perdendo gradativamente o fôlego, mas o que havia conquistado já era suficiente. Citando novamente, é a essência do cinema de David Lynch, e isso quando o Lynch estava no pleno domínio de sua linguagem (o que ocorreu ali no Inland Empire).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.