quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Sentinela dos Malditos (The Sentinel) - 1977

Sinopse: Em Nova York Alison Parker, uma modelo, namora Michael Lerman, um advogado. Apesar dele querer casar, ela decide que precisa ter no momento um espaço só seu e assim aluga um apartamento, onde no último andar mora um padre cego, que tem uma vida totalmente reclusa. No novo lar tem dificuldades para dormir, por causa de flashbacks da sua tentativa de suicídio. No entanto, o mais alarmante é o surgimento de alguns ?vizinhos? que, gradativamente, se descobre que são todos assassinos que já morreram.

Direção: Michael Winner

Elenco: Ava Gardner
Chris Sarandon
Cristina Raines

 
 
 
 
 
Download:

Magnet (700Mb)
 
 

Comentário: "Sentinela dos Malditos" é daqueles que nos faz repensar quais aspectos técnicos são realmente essenciais para um filme ser minimamente decente. O amadorismo tanto da edição quanto da fotografia são dignos de uma produção televisiva ruim; mas para um suspense o que basta é ter um roteiro envolvente e assim manter o interesse do espectador até o final, que é quando normalmente reserva o que tem de melhor. E nisso o filme sem dúvidas corresponde; mantém a história sob o controle o tempo todo, joga a música certa nos momentos certos, e termina com um clímax legal - e além de tudo dá um exemplo de bom senso e ensina uma boa forma de economizar dinheiro de produção ao utilizar pessoas deformadas reais, ao invés de maquiagem, para representar as criaturas do inferno; muita sensatez e bom gosto do sr. Winner, um verdadeiro vencedor.
    Outro detalhe que vale atenção é o elenco, só para citar alguns nomes, temos Eli Wallach, Jeff Goldblum, Christopher Walken, Ava Gardner, Martin Balsam, entre outros; e todos muito bem aproveitados (se juntar todas as falas deles, não deve dar nem uma página do roteiro; a participação mais relevante de Christopher Walken, por exemplo, é quando ele atende um telefone). Enquanto isso, um Chris Sarandon pra lá de canastra com  bigodinho sensual co-protagoniza com uma atuação vergonhosa, mas felizmente  a menina principal dentucinha é bem gatinha e manda bem. Enfim, em meio a alguns defeitos, o saldo geral é bem positivo, até por que filmes com tramas diabólicas dificilmente deram errado na década de 70.

5 comentários:

  1. Bom, o comentário não fez jus ao filme. Claro, todos os problemas estão lá, mas o roteiro é tão instigante que só uma segunda olhada no filme pode revelar esses detalhes. E o final se torna ainda mais macabro sabendo que era gente deformada mesmo, o que, no contexto do filme, é no mínimo uma forma nazista de se ver as coisas (deficientes são criaturas vindas do inferno). Enfim, uma pequena pérola dos anos 70 que merece seu reconhecimento, ainda que tardio.

    ResponderExcluir
  2. Adoro filmes de terror e suspense.Este é demais!

    ResponderExcluir
  3. Melhor filme de horror de todos os tempos

    ResponderExcluir
  4. poxa pelo que li da sinopse fiquei com vontade de assistir vou ver se consigo baixar

    ResponderExcluir
  5. Um dos maiores clássicos que já vi !!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.