sábado, 22 de janeiro de 2022

Alucarda - A Filha das Trevas (Alucarda - La Hija de las Tinieblas) - 1977

Sinopse: A órfão Justine chega a um convento no México no final do século XIX e se torna objeto de afeição da misteriosa Alucarda. Enquanto a relação de ambas se intensifica, o contato com um grupo de ciganos nos arredores faz despertar em ambas forças demoníacas.

Direção: Juan López Moctezuma

Elenco: Claudio Brook    
David Silva    
Tina Romero    
Susana Kamini    
Lili Garza 







Download:
 


Comentário: 

    Não se deixe enganar pelos primeiros minutos, que parecem ter sido gravados nos estúdios do Chaves - "Alucarda" é um nunsploitation dos bons, e com uma coisa ou outra a dizer. Na carona do estilo "freiras surtadas" do controverso "Os Demônios", "Alucarda" constrói a atmosfera do claustro como um delírio febril, onde tudo é intenso, imediato e fantástico, algo ressaltado pelos diálogos artificiais e efeitos surreais grotescos (sem falar no orçamento diminuto). 

    É também uma espécie de resposta à misoginia do "O Exorcista". Já foi apontado por alguns que lá a possessão pode ser encarada como uma metáfora para o despertar sexual feminino - que precisa ser contido à força por figuras patriarcais. Aqui, a selvageria latino-americana subverte totalmente essa lógica. É o amor puro entre Justine e Alocarda que fazem as duas se tornarem sacerdotisas do cramunhão, em contraste com a vida repressiva do convento, e é justamente o catolicismo que torna esse despertar para os prazeres da vida em algo destrutivo e macabro. Em um toque particularmente comovente, é o amor cristão genuíno de uma terceira jovem freira - e não a farsa institucionalizada da Igreja comandada por padres furiosos - que poderia ter salvo todos de um final ÉPICO em selvageria, uma "Carrie" que registra toda sua crueldade como só um  filme que não tem nada a perder consegue.

    É uma história de freiras lésbicas adoradoras do diabo com aquele clima transgressor chinelão gostoso, um final espetacularmente sanguinolento e 1h18(!!!) de duração, eu não sei mais o que vocês podem querer.

Um comentário:

  1. Voltaram o ano com tudo
    Veleu mesmo por todas estas postagens de janeiro, um filme melhor que o outro !

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.