domingo, 16 de janeiro de 2022

Eu Matei Lúcio Flávio - 1979


Sinopse: Mariel Mariscöt é um salva-vidas no Rio de Janeiro na década de 1970. Após uma briga em um bar que chama atenção do lendário detetive Le Cocq, ele é escalado para integrar os Homens de Ouro - o primeiro esquadrão da morte brasileiro. No grupo, bancando por deputados cariocas influentes e pelo regime militar com o objetivo de exterminar a marginália, Mariscöt se torna obcecado por Lúcio Flávio, notório ladrão de carros e assassino, figura carimbada dos tabloides da época. No entanto, ele começa a se tornar uma ameaça para as mesmas elites que o criaram quando descobre que Lúcio Flávio é um peixe pequeno um esquema muito maior ligado ao governo. Baseado em fatos reais (mais ou menos).

Direção: Antônio Calmon

Elenco: Jece Valadão
Monique Lafond
Anselmo Vasconcelos
Vera Gimenez
Otávio Augusto



Download:


OU



Comentário: 

    Eis um legítimo exploitation brasileiro (com tudo que o "brasileiro" implica). Lançado dois anos depois da versão mais "madura" da mesma história ("Lúcio Flávio - Passageiro da Agonia", do Babenco), "Eu Matei Lúcio Flávio" se aproveita do sucesso de bilheteria daquele e da figura mitológica de Lúcio - nosso Jesse James tardio, ou Lampião moderno - para ser palco de um festival de barbaridades, violência grosseira, canastrice sem limites (o grande Jece Valadão personifica à perfeição essa escrotice) e uma explosão berrante de cores e música brega. É um filme particularmente explícito nas denúncias à ditadura brasileira, que longe de ser um "pulso firme" contra os foras da lei, era muito mais o próprio monopólio da criminalidade, já que o criminoso que ia pra vala era só o que não pagava sua porcentagem da pilhéria, mas está  naquele limiar perigoso entre a crítica e a homenagem. 

    Se a história da picaretagem dos milicos é conhecida, a matança psicótica promovido por Mariscött é retratada num ritmo tão vibrante, empolgado e enérgico que a dúvida se instaura em qual exatamente é o ponto do filme. De minha parte, sem reclamações: é uma trama tão imunda, perversa, com tanta violência, estupros e aquela coisa toda que vocês querem, e conduzida de forma tão carismática por Valadão que é impossível não simpatizar e se divertir, nem que seja pelo shock value

Um comentário:

  1. Esse filme exibido pela primeira vez na TV Aberta em 22/10/1981 na Quinta - Feira na "SESSÃO DAS DEZ PROIBIDA" na TVS (atual SBT) ,exibido com varios cortes da CENSURA FEDERAL com uma metragem bem reduzida e foi lançado em VHS pela CIC VÍDEO .

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.