Sinopse: Filha de ex policial é sequestrada ao ser confundida com a filha de um milionário. Ao longo de um dia, o pai vai travar uma cruzada frenética em busca do psicopata que a levou, custe o que custar.
Direção: Robert Butler
Elenco: James Brolin (sim o pai do bicho roxo lá)
Cliff Gorman
Richard S. Castellano
Linda Miller
Joseph Carberry
Cliff Gorman
Richard S. Castellano
Linda Miller
Joseph Carberry
Download:
OU
Links alternativos para a legenda:
OBS: Falando sério galera, a legenda contém diversas expressões extremamente racistas e misóginas - com as quais não compactuamos - mas que foram preservadas e traduzidas da forma mais fiel possível em nome da integridade do texto original, que, à sua maneira, lida também com tensões raciais.
Comentário:
"Night of the Juggler", uma espécie de "Céu e Inferno" pra fãs do Michael Bay (burros), poderia facilmente ser confundido com uma ficção-científica distópica pós-apocalíptica... mas é apenas mais um thriller ambientado na Nova York dos anos 80 em toda a sua perturbadora e gloriosa imundície, degradação e violência. O filme parte de uma premissa conhecida - o pai desesperado em busca de sua filha sequestrada -, mas é impossível traduzir exatamente (eu que o diga, que fiz essa porra de legenda) a energia caótica, anárquica, raivosa e agressiva da atmosfera. É herdeiro direto das tramas policiais irritadas nova-iorquinas setentistas ("The Taking of Pelham One Two Three" e a sequência do "Operação França" vem à mente), mas com toda a decadência radioativa pela qual a cidade passou.
Nova York em si é uma personagem, de maneira pouco sutil; o vilão (em uma interpretação particularmente grotesca de Cliff Gorman) trabalhador dos esgotos, os ricos completamente isolados nas coberturas, os bairros proibidos, os privilegiados, e todos os membros desses espaços desafiando a estrutura imposta cruzando suas fronteiras. É um lixão tão orgânico que nada me convence que algumas das sequências não foram gravadas de forma clandestina nas ruas, captando a reação verdadeira dos transeuntes - já que a ficção jamais poderia conceber toda essa estranheza. É um caos hipnótico, frenético, um surto em forma de filme tanto na estrutura quanto na mensagem. Lado a lado caminha a luta de classes marxista explícita, e do outro todas as fantasias reacionárias da extrema-direita no seu grau mais anabolizado (esse aspecto curioso me lembrou do injustiçado "Dragged Across Concrete").
Talvez seja reflexo dos tumultos atrás das câmeras: produção paralisada por dois anos porque o protagonista quebrou o pé numa cena de perseguição (se cuida Tom Cruise), e uma troca interminável de diretores (do Frankenheimer e descendo até o desconhecido e desaparecido Butler). Isso pode explicar porque esse filme sumiu do espaço-tempo (eu próprio só fiquei sabendo porque o Sean Baker recomendou na conta dele no letterboxd), mas certamente não explica como diabos isso ainda não conseguiu devido culto a essa altura do campeonato. Enfim, aceito elogios pela primeira e única tradução para o português dessa pérola. Juro que fiz meu melhor para captar o delírio febril que é "Night of the Juggler".
Este filme é uma pérola!! Parabéns pela postagem já vou baixar e deixar semeando!! Muito obrigado!!!
ResponderExcluirolha aí, nosso primeiro fanboy da retomada kk. valeu, abraço!
ExcluirBela postagem, filme raro apenas lançado em vhs e exemplar tardio do meu subgenêro favorito dos crime thrillers setentistas de perseguição, com participação de grandes character actors da época como Cliff Gorman, Dan Hedaya e Mandy Patinkin.
ResponderExcluir