segunda-feira, 19 de julho de 2010

Martyrs (Mártires) - 2008

Sinopse: França, começo dos anos 70. Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu. Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada Anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu. 15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequenciais imprevisíveis.

 
Direção: Pascal Laugier

 
 
 
 
Elenco: Morjana Alaoui
Mylène Jampanoï    
Catherine Bégin    
Robert Toupin    
Xavier Dolan



Download:
 
 


Comentario:  
 
    Seria injusto tentar definir um tema apropriado nesse caso, já que elementos distintos são metodicamente unidos pelo diretor Pascal Laugier numa inteligência de cair o queixo! Vai de violência extrema, ao bom drama tão conhecido dos franceses, com direito a fantasmas, teoria da existência e uma bela mensagem no fim. Ou seja, uma sopa de sangue com maturidade que poucas vezes foi vista no cinema, principalmente contemporâneo. Enquanto outros filmes se valem de violência gratuita e outros atrativos que sirvam como lucro, o filme de Pascal Laugier não se deixa ser superficial. Há uma base, um plano e uma obra-prima, consequentemente.
 
    A imprevisibilidade do roteiro é outro ponto chave para a qualidade do resultado final, a cada novo ato uma reviravolta direciona o filme a rumos totalmente inesperados, o que nos leva a citar a bela montagem, que faz com que a condução tenha um ritmo dinâmico e bem dosado entre os três atos (apesar do terceiro ser um pouco inferior ao espetacular e frenético segundo). Dificilmente veremos por anos uma obra que se equivalha a Martyrs, tudo funciona em todos os sentidos, ao começar pela originalidade da história, passando por sequencias perturbadoras, até o pessimismo que cresce a cada ato, e quando pensamos que tudo está acabado, uma última cena simplesmente consegue fechar com chave de ouro essa obra prima do cinema de Horror contemporâneo.
 
    Uma verdadeira facada no fígado de qualquer fã do gênero, Martyrs é um "chega-pra-lá" no cinema americano e no seu público, abusando de tudo aquilo que normalmente não seria explorado.

7 comentários:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.