terça-feira, 11 de outubro de 2022

Olhos de Fogo (Eyes of Fire) - 1983

Sinopse: No início da colonização americana, reverendo pilantra é condenado à forca por poligamia em um pequeno assentamento. Ele consegue escapar com sua trupe e familiares, mas ao atingirem uma área remota na floresta começam a ser hostilizados por uma entidade demoníaca.

Direção: Avery Crounse
 
Elenco: Dennis Lipscomb
Guy Boyd
Rebecca Stanley
Sally Klein
Karlene Crockett

 
 
 
 
 
 
Download:
 
 
 
 
OU
 
 
Opções de link direto no blog dos nossos amigos, Space Monster, que é bem melhor que esse aqui e segue vivo e forte.
 
 
Obs: As legendas brasileiras funcionam exclusivamente para essa versão, oriundo do VHS americano e relançada aqui em DVD. Existe um corte final recentemente lançado em blue-ray (cuja qualidade não é lá muito melhor não) que difere ligeiramente dessa versão. As principais diferenças são duas: naquela, as meninas estão narrando os acontecimentos para um padre, e há novamente um subtexto de disputa espiritual, e no final, que ao invés da capenguice daqui do soldado aparecer possuído, termina com a jovem irlandesa se transformando em uma fada com fantasia da 25 de março. Fora isso, a essência se mantém idêntica.


Comentário: Misturando faroeste e folk horror, "Eyes of Fire" é uma daquelas raridades atmosféricas que conseguem criar todo um universo particular com o mínimo disponível. É muito excêntrico na sua narrativa, começando em algo que soa como "As Aventuras do Padre Comedor e sua Gangue", sendo expulso da cidade pelos chifrudos e escapando ileso de diversas trapalhadas por sua astúcia, para lentamente se transfigurar em um terror grotesco, que angustia tanto por sequências imagéticas que inspiram medo genuíno quanto pela lentidão que toma conta. É muito difícil elaborar melhor aqui o que torna essa obra única pelo fato de suas qualidades serem primordialmente sensoriais, mas basta dizer que, apesar de imperfeito, é um filme que certamente inspirou um legado, desde obviedades como "A Bruxa" (parte quase exatamente do mesmo pressuposto e da mesma ambientação; os personagens na fronteira da civilização onde sua fé é testada pelo desconhecido) até Lynch (o bichão do mato parece muito o mendigo surpresa do "Cidade dos Sonhos" e as criaturas se movem exatamente igual aos lenhadores do "Retorno").

Um comentário:

  1. Esse filme foi lançado pela Works DVD e em VHS lançado pela Jaguar Home Video ,tenho ambos na minha coleção ,boa postagem,abraços !

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.