quarta-feira, 19 de outubro de 2022

O Enigma do Mal (The Entity) - 1982

Sinopse: Mulher fica sendo estuprada por fantasma. Não é de tão mau gosto quanto soa. O texto no fim do filme diz ser baseado em fatos reais.

Direção: Sidney J. Furie

Elenco: Barbara Hershey
Ron Silver
David Labiosa
George Coe
Margaret Blye








Download:

 
 

Comentário: Ouvi dizerem esses dias (referente ao novo "Hellraiser", que é uma bosta), que se o "Alien" fosse feito hoje, seria pela mão de um diretor indie novato e a trama seria uma grande metáfora sobre "a Ripley superando o trauma do divórcio dos pais ou algo assim". "The Entity" (do diretor do "Super-Homem 4") é a pura antítese das tendências contemporâneas do horror, onde aparentemente qualquer filme sobre um cara com mascara esfaqueando gente tem que ser sobre empoderar alguém. Isso porquê, do vasto catálogo de clássicos oitentista, esse teria o enredo mais psicológico de todos (até pela suposta origem real dos fatos... mesmo que o filme abandone essa suposta pretensão com gosto no final): a mulher, vítima de uma criação abusiva vivendo o sufocante subúrbio americano, que começa a ser sexualmente atacada por uma "entidade".
    A narrativa se desenrola entre os ataques e sessões de terapia, onde um psicólogo tenta dar um contexto freudiano para essas manifestações. Ao contrário do que se esperaria, o suspense não provém da dúvida (ela está sofrendo de surtos psicóticos ou é mesmo algo sobrenatural?), pois o filme estabelece imediatamente que sim, o além aqui é real. Portanto, a angústia do espectador enverda por outro caminho, o de acompanhar a protagonista tentando provar à todo custo que não está louca. É até irônico, porque muitos frescos atacam esse filme - não sem alguma razão - por sua misoginia intrínseca, mas ela se manifesta menos na visceralidade dos abusos e mais no objeto da narrativa, muito mais interessada na figura do psicólogo tendo que confrontar seus paradigmas acadêmicos do que o sofrimento da vítima.
    Eventualmente os fenômenos se conciliam com a ciência no terceiro ato clássico dos parapsicólogos investigando a aparição, cuja abordagem aqui é superior à filmes semelhantes. Ao contrário do "Poltergeist" (que apesar de ter sido lançado no mesmo ano, tecnicamente é uma cópia desse aqui porque "A Entidade" teve seu lançamento adiado desde 1981), por exemplo, não há mediunidade envolvida. Pelo contrário: é tão científico que beira o sci-fi, chegando ao cúmulo de um clímax mirabolante onde cientistas tentam capturar o fantasma com nitrogênio líquido (spoiler: funciona mais ou menos).
    Pela trama e pelo estilo cinematográfico da década de 80, é fácil querer distância (ou, no caso dos nossos leitores, ser atraído) pelo aspecto sórdido e imundo que transpira daqui, mas "The Entity" surpreende por tratar o material com uma dramaticidade respeitosa, sem deixar de lado o horror físico. Não à toa, dizem que é um dos filmes de terror favoritos do Scorsese, e essa sobriedade é particularmente inesperada graças a declarações do próprio diretor, que dizia não acreditar em nada disso e que as pessoas na qual a história foi baseada eram todas umas "drugged-out wackos". 

E agora pensem vocês se isso daqui tivesse sido produzido na Itália...

2 comentários:

  1. Gosto tanto deste filme que eu o tenho em VHS lançado pela FOX/ABRIL VÍDEO,ótima postagem !

    ResponderExcluir
  2. Filme excelente e análise idem!! foi lançado aqui em DVD!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.