sexta-feira, 20 de maio de 2022

Nova York - Cidade Violenta (Murderock - Uccide a Passo di Danza) - 1984

Sinopse: Em uma prestigiada escola de dança em Nova York, jovens dançarinas começam a ser assassinadas de forma grotesca. O que se segue é o de sempre, mas mais azulado.

Direção: Lucio Fulci

Elenco: Olga Karlatos
Ray Lovelock
Claudio Cassinelli
Cosimo Cinieri
Giuseppe Mannajuolo








Download:

 


Comentário: Um dos últimos giallos autênticos, ao menos no que diz respeito à fórmula e regras (tem as luvas, tem a arma pontuda incomum, tem o plot twist sem sentido). Pela sinopse e temas, parece querer imitar o "Suspiria" - foi inclusive pensado como parte inicial de uma trilogia musical -, mas Fulci não tem interesse algum na dança, ainda menos nas personagens. Há aqui aprumo estético (é muito mais estilizado do que o sórdido "Estripador de Nova York", por exemplo), mas no que diz respeito às vítimas, são todas pura e simplesmente carne a ser barbarizada. Corpos que suam, se contorcem, são penetrado. A descoberta do assassino ao fim é particularmente misógina em seu significado, ou seja, tem tudo o que amamos nos italianos. 

    Isso aqui é nosso arroz com feijão, mas tem um tempero especial por ser justamente a encarnação final daquele giallo caprichado gostoso (pudera, teve inacreditáveis QUATRO roteiristas) e também por, ao menos num nível técnico, ser o último bom filme de Fulci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.