domingo, 11 de novembro de 2012

Até o Vento Tem Medo (Hasta el Viento Tiene Miedo) - 1968

Sinopse: Em um rigoroso colégio interno feminino, jovens são forçadas a passar as férias de verão nas dependências da escola como punição por terem entrado em uma torre abandonada proibida aos alunos. Com o passar dos dias, elas começam a suspeitar que o edifício é habitado pelo fantasma de uma aluna que cometeu suicídio ao passar por um castigo similar no passado.

Direção: Carlos Enrique Taboada

Elenco: Marga López
Maricruz Olivier
Alicia Bonet
Norma Lazareno.




Download:

Arquivo com o Torrent + Legendas em Português - BR (AVI, 700 Mb):
https://rapidshare.com/files/417304124/aovtm1968-Torr-LegPTBR.rar

Link alternativo:
http://www.4shared.com/rar/2V6z1aXI/aovtm1968-Torr-LegPTBR.html

Comentário:


      Apesar de não chegar perto da obra-prima de Taboada, "Veneno Para As Fadas", "Até o Vento Tem Medo" é um excelente exemplo de como uma direção firme pode salvar um roteiro medíocre. E a firmeza da direção está em sua rígida economia: em cenários simples, todos os elementos do filme tem importância para a trama e nada é deixado ao acaso. E mesmo essa economia às vezes abre espaço para sequências de beleza estética ímpar, com destaque para a cena inicial do pesadelo e da cena em que uma das personagens faz um dos strip-teases mais excitantes de todo o cinema.
    Taboada também parece ter aprendido o segredo dos grandes mestres (mas vale ressaltar que isso pode ter sido um completo acaso): a força da arte está no não dito, nas entrelinhas. E nas entrlinhas, "Até o Vento Tem Medo" torna-se uma fábula moral sobre a opressão. Afinal, todas as tragédias que tangem o enredo são provocadas pela ignorância cega da autoridade, representada aqui na figura da diretora. Outra conclusão das entrelinhas é que colégios internos para moças são ambientes com cargas explosivas de homoerotismo, o que é o suficiente para qualquer um de vocês querer ver o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.