sexta-feira, 8 de abril de 2022

O Fantástico Mundo de Oz (Return to Oz) - 1985

Sinopse: Após sua experiência traumática envolvendo alucinações e delírios em um estranho mundo chamado "Oz", a pequena Dorothy começa a apresentar sintomas de esquizofrenia. Ela é internada em um hospício onde vira cobaia do recém desenvolvido tratamento por  eletrochoque. Mais uma aventura Disney para toda a família.

Direção: Walter Murch

Elenco: Fairuza Balk
Nicol Williamson
Jean Marsh
Piper Laurie
Matt Clark







Download:




Comentário: A sequência para uma aventura infantil mais traumática depois do "Babe - O Porquinho Atrapalhado na Cidade", e a segunda versão mais doentia do Oz (leiam "Garotas Perdidas" do Moore - onde Alice, Dorothy e Wendy transam alucinadamente - pra dar aquela descabelada no palhaço). O único filme da carreira de Munch (que era técnico em som), "Mundo de Oz" segue uma estrutura bastante tradicional de aventura oitentista, com personagens bastante carismáticos e criativos, mas o diabo está nos detalhes. Todas as escolhas estéticas e atmosféricas são profundamente aterrorizantes e grotescas. Oz agora não tem as cores do musical da Garland (ou do prelúdio do Raimi que ninguém lembra da existência); tudo é decadente e cinza, e entre muitas bizarrices - o vilão, feito de lava, é puro nightmare fuel - há ainda espaço para o bio-horror do Cronenberg, com personagens mudando de forma física e objetos inanimados tornando-se sentientes e sendo fundidos gestando novas criaturas abandonadas por Deus. 

    Devido ao teor sombrio (muito antes de isso virar moda entre as releituras de clássicos infantis), Munch chegou a ser defenestrado ainda durante a pré-produção, sendo readmitido graças aos esforços dos amigos Lucas e Coppola. A violência se estendia até mesmo além do imagético, com falas sendo posteriormente dubladas para suavizar o vernáculo agressivo. A estranheza do público e boicote dos próprios produtores selou o destino do Retorno. Em outra ocasião poderia ser até justo, porque não há nada de excepcional no filme em si, mas o festival de aberrações é suficiente para valer a sessão. Se não acredita em mim, aqui tem uma amostra (isso rola em tipo 15 minutos de filme).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.