Sinopse: Casal de babacas vai acampar na praia, briga, mata bicho, emporcalha tudo, enche a cara e é atacado por uma criatura monstruosa. Ou seja, um documentário sobre um típico fim de semana na Austrália.
Direção: Colin Eggleston
Elenco: John Hargreaves
Briony Behets
Download:
Comentário: A beleza do horror é a sua simplicidade: os melhores exemplares do gênero sempre partem de uma ideia concreta e podem ser resumidos em uma frase, as vezes até em duas ou três palavras-chave. É o caso de "Um Longo Fim de Semana" e seu conceito: casal (em crise, naturalmente, em um nível que se rolasse um remake moderno toda a trama seria uma METÁFORA sobre RELACIONAMENTOS e LUTO), tenta se reconciliar em um fim de semana idílico em uma praia isolada, começa a emporcalhar e avacalhar com tudo (em atos que vão desde pequenos momentos do dia a dia amplificados pela narrativa cinematográfica, como pisar em uma muda de planta ou jogar uma bituca de cigarro no chão, até momentos exageradamente cômicos como simplesmente ficar dando tiros a esmo no mato ou dar machadas em árvores) até a natureza finalmente dar um basta na farra. Alguém poderia até argumentar ser esse o "Os Pássaros" australiano. Essa pessoa não seria eu, mas certamente alguém poderia.
Não é nenhuma obra-prima, mas um bem-vindo remanescente da safra clássica original dos ozploitations que nos deram tanta alegria, e também certamente um alento para quem está vendo as atrocidades que hoje em dia chamam de filme; aqui apesar de certos exageros há sutileza no controle da atmosfera - de uma crescente ameaça inexplicável, invisível e inominável. Como é um filme australiano, vale notar que aqui também estão presentes dois elementos comuns a todos os filmes desse país, a saber: a eterna tensão pela possibilidade de um estupro (o que é um feito e tanto para um filme como esse que contém apenas dois personagens) e o massacre de cangurus (a abertura é um canguru sendo atropelado por diversos carros, de diversos ângulos, por muito mais tempo que você julgaria sensato).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente naquela caixinha do lado, é mais legal.