terça-feira, 9 de março de 2021

Spirits of the Air, Gremlins of the Clouds - 1989

Sinopse : Félix e sua irmã vivem sozinhos em um outback pós-apocalíptico até a chegada repentina de um estranho em fuga, que descobre que Félix desenvolve projetos de aeroplanos. Ele então passa o ajudar o seu anfitrião a conceber uma espécie de ultraleve que o ajude a ganhar vantagem dos seus perseguidores.

Direção: Alex Proyas

Elenco
Michael Lake
Rhys Davis
Melissa Davis
Norman Boyd




Download

>> 720p (816MB) - Link magnético

>> 1080p (1,5GB) - Link magnético

Legenda


Comentário: Não sei exatamente qual contexto da produção, mas parece ter sido feita logo depois da conclusão do curso de cinema do Proyas. Pelo menos há aquela impressão de se buscar o esmero técnico e a frugalidade narrativa pra se postar como cineasta maduro em ascensão. Mas é exatamente a economia nos diálogos e essa intenção de não se arriscar para não se expor tanto que torna esse filme aí travado. As atuações não ajudam muito também.
No fim, resta uma história de objetivo concreto e nada de muito interessante a se explorar ou refletir sobre os personagens. Basicamente, se resume a um sujeito obstinado e os prejuízos de se conviver com uma irmã retardada num ambiente inóspito.
Não sou tanto entusiasta dessa estética pós-apocalítica desértica, mas certamente tem apelo para quem gosta. Lembra vagamente — embora muito inferior — ao tom ambiental do Colecionador de Almas do Richard Stanley — também lembra um pouco o duvidoso 'Dublê de Anjo', do Tarsem Singh. De qualquer forma, visualmente é interessante sim, principalmente por optar investir no azul e amarelo vibrante e no design de produção espalhafatoso num filme com essa proposta. A trilha sonora, no entanto, é algo injustificável, troço chato da porra (o título também zoado demais, convenhamo).
Pode ser que tenha também algum fã do diretor perdido por aí (será? Mesmo? O Proyas?) e seja interessante conferir esse primeiro trabalho dele. Pra quem não sabe, o Proyas dirigiu o Corvo com o Brandon Lee e o Cidade das Sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.