quinta-feira, 9 de julho de 2020

Fase IV - Destruição (Phase IV) - 1974

Sinopse:Um fenômeno cósmico parece causar uma mutação nas formigas, tornando-as seres inteligentes. Logo, um grupo de cientistas vai ao deserto para investigar o caso, e encontra estranhas construções.

Direção: Saul Bass

Elenco: Nigel Davenport, Michael Murphy, Wesley Jonathan










Download

Torrent - YIFY

Links magnéticos





Comentário: O Saul Bass ficou conhecido como o cara que criava os créditos legais dos filmes do Hitchcock (e do Kubrick, e do Otto Preminger e mais tarde do Scorsese). Mas ele foi muito mais do que isso! Mentira, ele foi só isso mesmo. Porééém, em um momento perdido da biografia, o Bass foi um cineasta, daqueles de um filme só mesmo. E dirigiu isso aí, o inusitado Phase IV. 
Os desdobramentos em si são interessantes, mas a maior distinção do filme está nas cenas detalhadas de dentro do formigueiro, que é quando prova seu ponto, demonstrando que as formigas são, sim, mais inteligentes que os humanos retratados, pois dominam a arte cênica de uma forma muito mais habilidosa que o elenco. Na verdade toda a parte "dos humanos" é capenga sim. O que é compensado tecnicamente nos planos detalhadíssimos das formigas em ação. Maldosos poderiam dizer que o Bass teve acesso a alguma material extra do Animal Planet, criou um roteiro e filmou com os amigos o resto num final de semana. Mas acredito que não, pois o conceito parece sim convicto, embora não aproveite em momento todo o seu potencial. 
De qualquer forma, é a obra pouco conhecida e única (em termos de peculiaridade e singularidade de produção do cineasta mesmo) de um artista de importância até subestimada no cinema (se você notar, todos os filmes que o Bass foi responsável pelos créditos têm uma harmonia estética que praticamente sobrepõe a própria identidade visual dele a dos cineastas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.