sexta-feira, 1 de junho de 2012

Aterrorizada (The Ward) - 2010

Sinopse: Trancafiada em um hospício, uma jovem é aterrorizada por um fantasma. Não, você não precisa de uma sinopse mais detalhada.

Direção: John Carpenter

Elenco: Amber Heard
Mamie Gummer
Lyndsy Fonseca
Danielle Panabaker









Download:
 
 
Comentário: É até irônico pensar que, o cara que há mais de 40 anos foi precursor do slasher, e testemunhou o "seu" subgênero ser copiado incansavelmente até culminar em um desgaste quase irrecuperável, faz agora o retrocesso, utiliza-se de elementos já obsoletos de outro subgênero que sofreu uma rápida banalização nos últimos anos, e as repete ao criar a trama mais genérica que até o mais ameba dos cinéfilos saca a grande reviravolta.
    Triste ver Carpenter se render a essa fórmula tão medíocre, muitos diriam. Mas tratemos esse filme como apenas uma restauração do velhote, o desenferrujar de alguém que perdera o encanto pelo cinema e retorna aos poucos, sem grandes pretensões e apenas fazendo um cinema limpo, ou como o próprio disse "... an old school horror movie made by an old school director".
    Convencional à sua própria maneira, Carpenter constrói um suspense sem grandes surpresas para os mais atentos, ou para quem já assistiu algum outro filme semelhante - aliás, há um filme com a mesma, exatamente a mesma, revelação, mas não direi qual é, afinal não tornemos o previsível mais visível -, mas a direção continua eficiente, principalmente em seu início, e o roteiro é redondinho e envolvente, apesar de tudo. A recriação da década de 70 nos faz pensar que, se o filme não só se passasse na década de 70, como fosse feito nessa época, certamente hoje seria um clássico, mas infelizmente não é o caso, tanto que  foi largado de qualquer maneira direto pra DVD, e detratado por cinéfilos médios que reduzem o filme ao seu final "previsível".

Um comentário:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.