quarta-feira, 27 de abril de 2022

The 20th Century - 2019

Sinopse: Na virada do século XX, o jovem aristocrata Mackenzie King precisa enfrentar uma série de desafios na luta para se tornar líder do Canadá - entre eles, a repressão de desejos fetichistas bizarros, seu amor secreto por uma revolucionária e o próprio processo eleitoral, que consiste em provas fatais de onde apenas um candidato sairá vivo.
 
Direção: Matthew Rankin
 
Elenco: Dan Beirne    
Sarianne Cormier
Catherine St-Laurent
Mikhaïl Ahooja
Brent Skagford




 
Donwload:
 
 
 
 
Comentário: 
 
    Quando uma obra absurda é comparada ao Monty Python, de forma elogiosa, você sabe que é cilada porque a única coisa ao estilo Monty Pyhton que já funcionou, em qualquer época e lugar, foi o próprio Monty Python. Na maioria dos casos, o humor nonsense depende de uma fórmula delicada demais para ser bem-sucedido (em primeiro lugar, precisa ser engraçado, coisa que 90% dos pretensos discípulos do quinteto inglês não chega nem perto). Dito isso, "The 20th Century" é a exceção que confirma a regra.

    O longa canadense funciona não necessariamente por ser hilário (apesar de genuinamente engraçado quando precisa), mas por satirizar o exercício selvagem do poder nas suas mais diversas manifestações - o fascismo, o nacionalismo, a monarquia, a guerra - de forma tão grotesca e estilizada a ponto de se tornar um delírio febril, onde tudo que nos é conhecido aqui opera sob a lógica de um pesadelo - é inclusive bastante assustador num todo. Novamente, é algo arriscado, mas que aqui cativa porque há um excelente desenvolvimento de personagens - que seguem humanos nas suas características, mesmo que pertencendo a um mundo artificial e deformado - e, principalmente, por sua grandeza estética.
 
    Raros filmes conseguiram criar um universo particular tão deslumbrante, original, criativo e hipnótico com, visivelmente, tão parcos recursos. A jornada de Mackenzie King (pense num jovem João Dória vivendo uma aventura no Canadá do South Park) transcorre em um mundo anguloso que homenageia toda a história do cinema, do expressionismo alemão (você leitor pode fazer esse comentário para impressionar sua mãe ou pai ausente, já que namorada/o vocês não tem), à era de ouro de Hollywood, às vanguardas das décadas de 60/70 e ao horror aveludado dos anos 80. E o melhor de tudo é que, por sua curta duração, termina muito antes de cansar.

    Como muitas coisas na vida, "The 20th Century" é um para poucos, mas garanto que esses poucos estarão bem servidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.