sábado, 9 de abril de 2022

Fantasma: Devastador (Phantasm: Ravenger) - 2016

Sinopse: Entrada final da série "Phantasm". Anos após os eventos do último filme, Reggie vive em duas realidades paralelas. Em uma, é um idoso incapacitado, internado em um hospital psiquiátrico e diagnosticado com demência. Noutra, segue vivendo a mesma cruzada contra Tall Man pelo meio-oeste americano devastado. Quando ele começa a ter visões de Mike, vindo de um futuro distópico, alertando-o que está vivendo em uma ilusão fabricada por alienígenas, as linhas entre realidade e imaginação se tornam cada vez mais tênues.

Direção: David Hartman

Elenco: A. Michael Baldwin
Reggie Bannister
Dawn Cody
Gloria Lynne Henry
Stephen Jutras



Download:




Comentário: Onde falta técnica, sobra alma. "Devastador" não só é a melhor sequência dos "Phantasm" como é a única boa (no sentido das outros três serem basicamente o primeiro reciclado com cada vez mais preguiça). A única entrada não dirigida pelo Coscarelli (apesar dele ser corroteirista) é também a que melhor consegue expandir a mitologia do Tall Man, do seu planeta invasor e das bolas de metal que furam cabeça, dando um contexto de ficção-científica que efetivamente faz sentido. Acerta também no fan service e no surpreendente carinho com que trata seus personagens; é aqui onde temos pela primeira vez desde o original uma relação emocionante entre Mike e Reggie (este, finalmente no espaço merecido de protagonista), nos dando inclusive um final digno e tocante entre eles, corrigindo algo que sempre frustrou nos predecessores (no caso, aquele mesmo final em aberto que reseta tudo para que o próximo filme pudesse partir o mesmo lugar). E tudo isso sem encher linguiça reprisando cenas do original.

    Uma pena, por outro lado, que o orçamento tenha sido menor do que [insira aqui a piadinha, tipo "meu pinto"]. Estejam preparados: é preciso ter estômago pra aguentar o visual grotesco horroroso e a direção tão ruim quanto a de uma mulher atrás do volante! Mas há tanta sinceridade e originalidade envolvida, aquele afã perdido do cinema independente ambicioso, que é possível enxergar a beleza por trás do pior CG desde isso aqui.

Um comentário:

  1. legal se ter postado este, ainda não vi, agora vou aproveitar e ver todos de uma vez KKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.