terça-feira, 31 de outubro de 2023

Vigília Paranormal (Ghostwatch) - 1992

Sinopse: Como parte de uma programação especial de Halloween, a BBC exibe um programa ao vivo, diretamente de uma casa tida como mal assombrada. Tudo muito bom, tudo muito divertido, até que o esperado acontece.

Direção: Lesley Manning

Elenco: Michael Parkinson
Sarah Greene
Mike Smith
Craig Charles
Gillian Bevan








Download:

 


Comentário: O negócio é o seguinte: eu me caguei vendo isso. Literalmente. Fezes escorrendo, tive que chamar uma equipe pra lavar o sofá, uma vergonha. Não por causa da minha dieta rica em colesterol, enlatados e embutidos, mas sim porque "Ghostwatch" é genuinamente aterrorizante - e eu não sou o único a achar isso (digo à excelentíssima, que riu da minha cara enquanto eu assistia, mesmo tendo medo real do Freddy até hoje). Bastante controverso na época de sua exibição - que simula de forma impecável um programa ao vivo, em tempo real, de tal forma que se você perdesse a abertura com o disclaimer que se trata de uma ficção, acabaria num cenário tipo o "Guerra dos Mundos" do Welles -, teve sua reprise vetada pela direção da BBC graças à resposta negativa do público, que teve direito até a pelo menos um suicídio cuja carta de despedida citava nominalmente o especial como causa. Um estudo recente também concluiu que parte dos jovens, entre os 30 mil espectadores na sua exibição original, desenvolveram estresse pós-traumático. 
    Viadage dos britânicos à parte, o fato é que "Ghostwatch" é um exercício perfeitamente executado, se apropriando das melhores características analógicas de que dispõe o horror e usa para seu aproveitamento máximo; é muita encheção de linguiça pra pouca coisa, mas quando é a hora do vamos ver, os sustos não decepcionam. É um precursor assumido do "Bruxa de Blair" e de tudo que se seguiu, caído no esquecimento em parte pelas limitações do meio televisivo de então, em parte pela polêmica em que foi embalado, a mesma que paradoxalmente também assegurou seu legado.

2 comentários:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.