domingo, 22 de outubro de 2023

Foi Deus Quem Mandou (God Told Me To) - 1976

Sinopse: Nova York começa a ser aterrorizada por uma série de massacres bárbaros e aparentemente sem sentido, cometidos por pessoas aparentemente normais, sem nenhuma relação entre si exceto pelo fato de todas alegarem que foram instruídas diretamente por Deus. O policial que está no caso aos poucos descobre que tem mais em comum com a investigação do que poderia imaginar.

Direção: Larry Cohen

Elenco: Tony Lo Bianco
Deborah Raffin
Sandy Dennis
Sylvia Sidney
Richard Lynch
Andy Kaufman




Download:




Comentário: Começa daquele jeito fuleiro de sempre do Cohen, filmagem de guerrilha, campenguice total, trama policial suja no melhor estilo setentista (apesar do humor involuntário dos figurantes do filme interpretando estarem sendo alvejados no meio da rua enquanto vemos os habitantes já castigados de Nova York ao fundo, desavisados, entrando em pânico, quase uma pegadinha do Silvio Santos). Aos poucos, contudo, de forma surpreendentemente sóbria e segura começa a migrar do thriller para, acredite se quiser, uma das ficções-científicas mais bem boladas - e genuinamente provocadoras - do cinema americano. É um daqueles que se falar muito estraga, mas seu plot twist é merecido e convence em absoluto dos absurdos para os quais inevitavelmente descamba, em nada lembrando as obras mais célebres do Cohen, famosas justamente por seu pastelão. O Kurosawa (o que vale, no caso) meio que copiou na sua obra-prima "A Cura".

Um comentário:

  1. Esses thrillers high concept de baixo orçamento do Cohen são fascinantes, o meu favorito é o Q - A Serpente Alada, uma mistura de procedimento policial e filme de kaiju apocalíptico com atuação antológica de Michael Moriarty. Como bem notado, para os desavisados o Cure do Kurosawa seria um dos filmes mais originais e atmosféricos do século passado, mas o Cohen já estava trabalhando com algo similar 20 anos antes. Vale destacar também a participação do Andy Kaufman, que remete uma cena do The Dark Knight do Nolan.

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.