quarta-feira, 18 de outubro de 2023

A Próxima Vítima - 1983

OBS: A versão original dessa postagem foi deletada por "violar as regras do blogger". A quem interessa nos calar?!
 
Sinopse: Livremente inspirado em caso real conhecido como “O Vampiro do Brás”, quando diversas prostitutas foram brutalmente assassinadas em São Paulo na década de 1980. Antonio Fagundes é o jornalista broxa esquerda caviar que está no caso.

Direção: João Batista de Andrade

Elenco: Antônio Fagundes
Louise Cardoso   
Mayara Magri
Othon Bastos
Gianfrancesco Guarnieri



Download:


Comentário: 
 
     Dizia o Hitchcock que na estrutura narrativa do thriller era preciso sempre justificar o porquê, por exemplo, de determinado personagem não poder simplesmente pedir ajuda à polícia. Aqui, a brasilidade intervém no tema por simplesmente não precisar criar tais justificativas: essa é uma história de horror porque não há a quem pedir ajuda. É a mais pura sensação desesperadora de ser brasileiro traduzida no desolado Brás, uma ambientação que se torna também personagem. Fagundes - no auge da canastrice e carisma - aqui é o repórter idealista, cheio de cartazes do Ho Chi Minh em seu espaçoso apartamento, que aos poucos se despedaça nos cortiços claustrofóbicos e imundos do bairro paulista, o qual foi locação. O pano de fundo é o começo da redemocratização (tem até participação especial do Luladrão em comício), e o diabo não é o Jack Estripador latino, mas sim o torturador do DOPS (em atuação igualmente demoníaca de Othon Bastos), cujo aparato e poder adentra a natimorta Nova República, da qual será sempre uma sombra, tornando-se mais escura conforme a luz se torna mais clara. Esse contexto de crítica é selado pelo pacto mefistofélico ao qual, inevitavelmente, Fagundes (tão na sarjeta que, em dado momento, leva até mijada na cara) precisa recorrer.
    Marcado pelo pessimismo amargo mesmo em pleno momento de esperança, "A Próxima Vítima" é praticamente um  poliziotteschi nacional, compartilhando com os italianos seu subtexto político nem um pouco sutil, a misoginia de sempre e personagens brutalizados que habitam uma área moralmente cinza... mas falado em português, o que é bom pros nossos leitores que não conseguem ler mais que cinco palavras em sequencia sem precisar dar uma pausa.

3 comentários:

  1. Muuuuu!!!! Fã de terror bolsonarista, era só o que faltava!!! O blog é ótimo, mas vocês são uns imbecis!!!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.