quarta-feira, 4 de maio de 2022

Alguém me Vigia (Someone's Watching Me) - 1978

Sinopse: Ao receber uma ligação de um perseguidor, Elizabeth, em desespero, se joga da janela do apartamento 4320 e comete suicídio. Algum tempo depois, Leigh Michaels, em fuga de Nova York devido a um amor não correspondido, compra o mesmo apartamento. Começa, pouco a pouco, uma perseguição psicológica que leva Leigh à beira da loucura.


Direção: John Carpenter


Elenco: Lauren Hutton, Adrienne Barbeau, Charles Cyphers, David Birney 



Download

Link Magnético


Legenda


Comentário: Não dá pra dizer que foi um filme treino para o Carpenter porque foi produzido na mesma época que o Halloween, então ele já estava se vangloriando de reconhecimento. Também não dá pra dizer que é um filme subestimado, porque embora consistente, é descartável (só lembrei que existia porque morreu essa semana um dos atores). Mas dá pra dizer que compreende uma fase mais atmosférica da variada filmografia dele, até por ter sido lançado no ano do Halloween. Também dá pra dizer que com uma rápida análise se percebe que o jovem Carpenter era um tarado, porque o voyeurismo era uma temática constante.

O domínio da direção se ressalta. Havia, inconscientemente, uma disputa para quem seria o herdeiro oficial do Hitchcock, aparentemente, pois na mesma época o Giallo se consolidava, surgia o Carpenter, o Spielberg flertava com o suspense, entre tantos outros. Foi um período prolífico e, ainda que tenha sido produzido para a TV, Someone's watching me se destaca em termos de direção. E é daqueles filmes tão redondinhos que acaba imediatamente após o desfecho do clímax, sem enrolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.