sexta-feira, 19 de junho de 2020

O Guerreiro do Futuro (The Ultimate Warrior) - 1975

Sinopse: No futuro (2012, kkkk), uma praga assola o mundo. Sobreviventes ocupam guetos e prédios abandonados de Nova Iorque e se confrontam esporadicamente. Um desses grupos é liderado por Baron (Max Von Sydow), que administra a sobrevivência de todos de forma pacífica, dentro do possível. Nesse grupo, outro personagem que não lembro o nome consegue desenvolver uma semente resistente à praga e que resgata a esperança de muitos, ao mesmo tempo que acentua a escrotidão de outros. Paralelamente, um careca misterioso interpretado pelo Yul Brynner chega para tornar o filme menos genérico.

Direção: Robert Clouse

Elenco: Yul Brynner, Max von Sydow, Joanna Miles


DOWNLOAD

Pirate Bay (1,3GB)

Legenda


Comentário: O enredo é aquele PFzão pós-apocalíptico de sempre, e na verdade o próprio filme não foge muito disso. Mas há um inegável charme subjetivo que faz ele não pertencer à vala comum das tranqueiras do subgênero. Começa pelo elenco, mais qualificado do que o normal, tendo o Von Sydow (dois anos depois do Exorcista e já velho nessa época) e o Brynner (De Sete Homens e um destino, Westworld, etc.) e a própria direção do Robert Clouse (do Operação Dragão), que remete um pouco à estética de um western. Não só isso, alguns caminhos do próprio roteiro flertam com elementos narrativos típicos do faroeste (como o próprio surgimento messiânico do estranho). A trilha sonora é peculiar (no bom sentido) e a ambientação convence, apesar de tudo ser visivelmente barato.
Há também uma economia na própria narrativa que difere um pouco dessas distopias espalhafatosas: é objetivo e vai do ponto A ao B, sem muitos delongas ou reviravoltas. Basicamente, é um filme de sobrevivência mesmo, sem muita frescura.
A violência em si não foge do que se via nos exploitations da época, mas tem momentos marcantes, especialmente o final. Atenção especial para uma das últimas cenas, em que um ratinho aparece de tocaia no esgoto. Aquela ratazana cagou na boca do ator William Smith (infelizmente offscreen 😔).

5 comentários:

  1. Tenho há anos, ANOS, esse blog add aos parceiros, esperando que um dia ele voltasse, desde 2014. Obrigado por voltarem, apenas, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara! Já programei a próxima postagem para 2048. Abraço.

      Excluir
  2. Que bom que voltaram, espero que dure bastante tempo dessa vez. Infelizmente só conheci o blog a pouco tempo, alguns links já não estão disponíveis, será que teria como disponibilizar novamente? Boa sorte e conte comigo pra qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algum momento num futuro não tão distante atualizaremos.

      Excluir
  3. O comentário sobre esse filme deveria entrar nos ANAIS da crítica brasileira!!!

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.