sábado, 20 de junho de 2020

A Morte Numa Noite Fria (A Cold Night's Death) - 1973

Sinopse: A atitude estranha de um cientista em um centro de pesquisa localizado no Polo Norte e que realiza experimentos com macacos para um programa espacial, faz com que dois cientistas sejam imediatamente enviados para o local para solucionar o mistério. Assim que se estabelecem na estação, eles encontram o colega morto e percebem que há algo estranho acontecendo.

Direção: Jerrold Freedman

Elenco: Robert Culp, Eli Wallach







DOWNLOAD

>> Torrent e legenda (730 MB)


Comentário: Estamos falando de um filme de 1h14min, amigos, 1 hora e 14 minutos. Você lembra quando foi a última vez que viu um filme com menos de uma hora e vinte? Nem eu (talvez [REC]). Porém, é feito para TV, então trata-se de uma produção mais humilde e mesmo a duração modesta passa enroscada, quero dizer, o filme é quase chato mesmo sendo tiro curto.
Ainda assim é uma conferida mais do que válida, certamente não se tornará aquela pérola que você recomendará com ar de culto consumidor de obscuridades para seus amigos, mas, de fato, é uma preciosidade esquecida (ou jamais reconhecida).
O conceito é esperto: apenas dois atores, isolados numa locação. Temos o Robert Culp em sua imposição natural de respeito e o Eli Wallach (o eterno feio do filme do Leone) que compensam a falta de elementos cenográficos. Os momentos de tensão são pontuais, mas eficientes e o desfecho é preciso, daqueles de causar um riso de satisfação.
Contudo, os aspectos mais instigantes são a própria atmosfera de paranoia entre os personagens e especialmente a ambientação, que seriam praticamente reproduzidas por John Carpenter 9 anos depois, em "O Enigma do Outro Mundo". Não sei se de fato é uma influência admitida por Carpenter, mas é impossível não notar semelhanças.

Um comentário:

  1. Achei muito bom o filme
    E o final foi como tu falou..Causa aquele riso de satisfação mesmo.

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.