sexta-feira, 18 de março de 2022

The Marathon Family (Maratonci Trce Pocasni Krug) - 1982

Sinopse: Na Sérvia, em 1934, cinco gerações de uma família de agentes funerários começam a colidir após a morte do centenário patriarca. Entre traições e ataques mútuos, e enquanto tentam inaugurar seu novíssimo crematório, eles entram em confronto com a máfia local.

Direção: Slobodan Sijan

Elenco: Bogdan Diklic
Danilo 'Bata' Stojkovic
Pavle Vuisic
Mija Aleksic
Milivoje 'Mica' Tomic






 
Download:
 
 


Comentário: 
 
    Se você quer ver um bando de homem velho e feio sendo escroto, veio ao lugar certo! "The Marathon Family", tido como um patrimônio cultural da saudosa Iugoslávia, é algo difícil de definir; uma cruza incestuosa entre "A Família Adams" e o "Tenenbaums" - só que este último pra macho daí. A saga familiar, repleta de personagens excêntricos e desprezíveis - ainda assim estranhamente simpáticos - tem todo aquele humor desengonçado lowkey do leste europeu (tente imaginar os personagens do Napoleão Dinamite lidando com assassinatos e cadáveres), e consegue superar com folga suas limitações técnicas, que inclusive dão um charme, ao ser genuinamente hilário.

    Há aqui toques de realismo mágico (a ideia das gerações centenárias coexistindo foi tirada direto do "Cem Anos de Solidão"), mas a atmosfera pastelona funciona magistralmente porque o filme nunca perde o controle. O universo fora da família é retratado com toda a sobriedade possível, e existe um constante freio na direção de Sijan que impede que o absurdo vá longe demais e transforme a obra em um "Greasy Strangler" da vida (tem um redator trouxa desse blog que vai reclamar que falei mal dessa porcaria). Tudo funciona muito bem, inclusive quando se dá uma mudança brusca de tom no terceiro ato, quando se transforma basicamente no "O Massacre da Serra Elétrica" (não se animem, estou me referindo ao 2).

    Citei mil referências não só para expor toda a minha erudição - que é vasta - , mas porque realmente há algo de especial em "The Marathon Family" que é impossível de traduzir. Basta dizer que é tão grosseiro e de mau gosto quanto genuinamente engraçado.

Um comentário:

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.