sábado, 5 de março de 2022

O Segredo do Bosque dos Sonhos (Non Si Sevizia un Paperino) - 1972


AKA Don't Torture a Duckling

Sinopse: Vilarejo no interior da Itália começa a ser aterrorizado pelo aparecimento de cadáveres brutalmente mutilados de crianças desaparecidas. A polícia, um jornalista e a população desesperada conduzem paralelamente suas próprias investigações - e põe a prova seu próprio senso de justiça e moralidade.

Direção: Lucio Fulci

Elenco: Florinda Bolkan
Barbara Bouchet
Tomas Milian
Irene Papas
Marc Porel
Georges Wilson



Download:

 
 
 
 
 
OU
 
 
 



Comentário: 

    A obra-prima de Fulci não é, como os n00bs insistem em dizer, um giallo, tampouco aquela italianagem picareta de sempre. Pelo contrário, é um suspense sóbrio e cruel, onde a violência - mesmo que apenas sugerida (à exceção de um momento icônico) - é profundamente incômoda e perturbadora mesmo sem toda a mutilação e sanguinolência dos seus contemporâneos. A condução cirúrgica e atenção aos detalhes - além do maior interesse no impacto cultural de um serial killer, e menos nos seus atos - certamente foi influencia pra toda uma geração, de Fincher para baixo.

    A produção, como não podia deixar de ser, foi caótica - Fulci chegou a ser detido pela polícia em razão de uma cena onde uma criança é seduzida por uma mulher nua (além de obviamente ser um evento criado na edição e não presencialmente, o Walter Hugo Khouri aqui se safou com coisa muito pior no filme da Xuxa), e após o lançamento a Igreja Católica, sempre ela, boicotou a exibição do filme, que acabou em circuito comercial reduzido (o motivo da cólera é um spoiler então vamos deixar quieto).

    "O Segredo do Bosque dos Sonhos" - um título brasileiro inacreditável - foi feito na hora certa e no lugar certo, combinando toda permissividade das produções europeias com a sofisticação do cinema da década de 1970. Um dos melhores filmes italianos de todos os tempos, fácil.

Um comentário:

  1. Concordo com você filme brilhante do grande mestre Lucio Fulci ,Ótima resenha sem contar spoiler,parabéns .
    Um abraço de Spektro 72.

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.