Sinopse: Baseado na história real de Jimmie Governor, um aborígene que enfrenta dificuldades ao tentar se inserir à sociedade branca e racista australiana. Aí o que se espera acontece...
Direção: Fred Schepisi
Elenco: Tommy Lewis
Freddy Reynolds
Ray Barrett
Jack Thompson
Download
>> Legenda
Comentário: Sem querer requentar a bajulação ao cinema australiano e a lamentação do quão depreciada é sua importância, exaltemos apenas como cada filme - entre os relevantes - reivindicou uma particularidade no auge do ozploitation. E todos se complementam de tal forma que, no final, tanto a maior chinelagem ao mais pretenso à sofisticação apresentam nível igualitário de inspiração.
O Canto de Jimmie Blacksmith pertence, por exemplo, a uma categoria mais bocejante: a da autorreflexão histórica. Mas é só tempo de aguentar a contextualização necessária, que basicamente consiste em mostrar a insistência do aborígene Blacksmith em inserir-se na dominadora sociedade branca australiana e na ainda mais insistente intolerância que recebe como resposta.
O que se procede é uma série de inevitabilidades que desembocam na violência como único meio. Momento que percebemos o agente silencioso atuante nesse tempo todo: a montagem magistral do filme, que faz transitar diferentes perspectivas dos personagens e aí sim alcança eficiência no seu propósito de representação histórica, ao simbolizar a violência como justificativa, catarse e reação. Aí é quando se dividem os espectadores no velho ultimato "de que lado você está?": daí cabe a você escolher se concorda com os fascistas cuzões, com a burguesia dissimulada ou com o aborígene revolucionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente naquela caixinha do lado, é mais legal.