quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Harry Chegou Para Ajudar (Harry, un ami qui vous veut du bien) - 2000


Sinopse: Num posto de beira de estrada, Michel (Laurent Lucas) é abordado por Harry (Sergi López), um homem de quem Michel não se lembra mas que afirma ser um velho colega de escola. Harry segue até onde Michel e sua família vão passar as férias e começa a se aproximar. Aí fica uma coisa estranha, se quiser saber assista.

Direção: Dominik Moll

Elenco: Laurent Lucas, Mathilde Seigner, Sergi López, Sophie Guillemin







Download



Comentário: A essa altura você já deve ter visto o 'Speak no Evil', filme de terror europeu de 2022 feito na medida pro leitor burro médio desse blog (se não viu, vá procurar em outro lugar, não é difícil achar). O "Harry..." tem uma premissa relativamente semelhante: dois casais se encontram aleatoriamente e se entrosam, permitem a aproximação íntima e a partir daí o negócio sai do controle gradativamente. O que muda é que enquanto o Speak no Evil enfatiza muito o constrangimento da coisa toda e o eventual choque, esse outro aí de nome esquisito vai só na maciota, na elegância. É o Speak no Evil se dirigido por um Hitchcock com um toque de viadagem francesa (calma, não precisa baixar tão rápido, foi só uma analogia). A cadência do ritmo é pura maestria de direção, nesse sentido lembra o Spoorloos (que você não deve ter assistido também porque não está na sua alçada intelectual).
Outro lance interessante é que na oposição total ao Speak no Evil, os personagens são racionais. O protagonista que não é o Harry é um cara que só parece abobado, mas é esperto e toma decisões lógicas. E metáfora sobre masculinidade é muito mais sofisticada.
E não tem nada de choque no final, seu ignorante. Na verdade é melhor você nem baixar. Vai embora daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.